top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CERIMÔNIA DAS VELAS

Da união de duas chamas surge uma nova família

 

Os noivos que pretendem realizar um casamento ecumênico, ou acrescentar um ritual diferente e simbólico para marcar a união, podem optar pela Cerimônia das Velas, também conhecida como Cerimônia da Luz.

 

O fogo representa o espírito, a chama do amor, a paixão e a vida.

 

Esse ritual também é muito utilizado porque inclui, de forma física ou simbólica, a presença das famílias no altar.

 

São utilizadas três velas para essa cerimônia: uma representando a família da noiva, outra a do noivo, e a terceira será acesa para representar a nova família que surge dessa união.

 

Primeiro, os pais (ou somente a mãe) dos noivos acendem, cada um, a vela de sua família e a entrega aos seus respectivos filhos.

 

O casal então une as duas chamas e acende uma nova vela no altar. Nesse momento, ocorre a união das famílias e os dois se tornam um.

 

Há uma variação desse ritual em que os pais do casal acendem e unem as chamas das suas velas e assim acendem a terceira vela, segurada pelos noivos.

 

Durante o ritual pode ser tocada uma música e/ou o celebrante pode explicar a simbologia do momento.

 

Ao final, as velas dos pais podem continuar acesas no altar, significando que a luz das famílias continuará a iluminar o novo casal, ou podem ser apagadas pelos noivos, indicando que agora a família é uma só.

 

Podem ser usadas velas de modelos, cores ou tamanhos diferentes para o ritual (duas pequenas e uma grande, duas prateadas e uma dourada, etc.).

bottom of page