top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CERIMÔNIA DAS AREIAS

A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma

 

As cerimônias simbólicas (com impacto visual) são mais uma maneira de expressar a união, ficando o casal com uma recordação diferente da tradicional. Uma das cerimônias simbólicas mais conhecidas é a cerimônia das areias: com muita cor e um significado muito forte, cria uma envolvência especial que emociona noivos e convidados.

 

Este é um ritual que tem uma vantagem em relação a outros da mesma família: não depende do clima (tempo). Pode ser realizado em diferentes condições, tanto no interior como no exterior dos ambientes, e ainda permite algumas variações para que o resultado seja personalizado consoante o estilo dos noivos.

 

Essa mistura de areias simboliza a união não só do casal, mas também dos seus amigos e familiares. Pois uma vez que as areias são misturadas não podem ser colocadas de volta em seus vasos separados, estando para sempre entrelaçados e assim deve ser o casamento, uma união para sempre.

 Os ingredientes essenciais para fazer a sua cerimônia das areias são:

  * Um vaso principal, bonito e transparente, com ou sem tampa;

 * Dois vasos pequenos com areias coloridas (um para o noivo e um para a noiva);

* Um vaso pequeno com areia branca (opcional);

 

 A areia branca é a base, ou seja, simboliza Deus, essa areia deve ser a primeira a ser colocada no vaso principal. Ela pode ser colocada pelos pais, cada um derrama um pouco ou pelos filhos do casal, caso este já possua filhos. Depois é a vez do casal, cada noivo pega um dos vasos pequenos com areia de cores diferentes e juntos vão despejando no vaso maior.

     Enquanto isso o celebrante diz algumas palavras ou recita um poema.

 

Ao final a areia branca estará na base e as areias coloridas estarão misturadas, formando um lindo desenho. O casal pode guardar o vaso maior em casa, simbolizando a união do casal.

 

Embora não se saiba exatamente onde surgiu este ritual, tudo leva a crer que as suas origens estejam nos rituais hawaianos, em que os noivos levavam areia das suas terras e as juntavam no seu casamento.

 

Segue abaixo alguns significados associados às cores:

 

Amarelo: felicidade, alegria, otimismo. Cor associada às crianças. Cor do Sol, que gera a Vida, que protege e aquece.

Azul Claro e Azul Escuro: calma, serenidade, sabedoria, lealdade. Simboliza a maturidade.

Bege: pele, conforto, aconchego. É a cor neutra que representa o ser, na natureza.

Branco: pureza, sinceridade, verdade. Yang, masculino.

Cinza: estabilidade, equilíbrio, neutralidade, evasão, renovação. Cinza é o que resta após o fogo. Equilíbrio entre o preto e o branco.

Dourado: força, poder, riqueza. Cor do ouro. Simboliza o espírito majestoso.

Laranja: energia, prosperidade, generosidade. É a cor da criação, da comunicação e da expansão.

Lilás: serenidade, espiritualidade, transgressão. É a cor associada à elevação do espírito a outras dimensões, a alcançar algo superior à realidade terrena.

Marrom: fertilidade, segurança. A cor da terra, da natureza humana.

Prateado: emoção, transformação. Cor da Lua, que está sempre mudando. Cor da luz.

Preto: dignidade, sofisticação, luxo, ordem. Yin, feminino.

Rosa: carinho, romantismo, sensualidade, sensibilidade. É a cor que simboliza a delicadeza feminina. A fórmula entre o Vermelho e o Branco, a paixão e a pureza. Associado ao Amor.

Verde Claro, Verde Escuro e Verde Limão: harmonia, crescimento, enriquecimento. Cor da primavera, do nascimento das flores e folhas, cor da Vida.

Vermelho: paixão, desejo, poder. É a cor dos fortes sentimentos, que nos instigam a agir. Cor da coragem e da atitude. Associado ao Amor carnal.

Vinho: elegância, nobreza, liderança. Estimula a criatividade e a liberdade.

bottom of page